quarta-feira, 25 de junho de 2008

SEVERO D'ACELINO NO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA DE SERGIPE


SEVERO D'ACELINO - Como o primeiro prêto a participar do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Sergipe, um instrumento conservador, não foi fácil digerir um Militante Negro que pensa negro diuturnamente e que através das provocações constroi seus instrumentos pedagógicos para gerar mudanças de comportamentos a atitudes em favor do Coletivo Negro.

As dificuldades foram prontamente se instalando na medida em que começou a sua postulação. (Estou aqui falando na terceira pessoa, mas sou Eu mesmo) Postulações essas que traduziam melhoramentos, valorizações e vizibilidades para o Negro Sergipano e então começa seu inferno, a chapa começou a arder. Ter que a cada postulação enfrentar o grupo de Conselheiros que com ações equivocadas levantavam barreiras as proposituras e criticava o vocabulário uutilizadas, suas ações e comportamentos improprios a Conselheiro.

Evidentemente que não faço parte da "Elite Intelectual de Sergipe" e meu vocabulário é tipicamente de Negro Preto da periferia, sem a preocupação de ferir ninguem, pois sou uma pessoa laltamente disciplinada( tive excelente escola a Marinha) e respeito as autoridades, mesmo que elas nãO se dem ao respeito.

O nosso objetivo não foi de mero expectador ou coadjuvante para aprovar o que mandam, mais de agente transformador em favor das Questões e Condições da Comunidade Negra e nisso reside as diversas ações negativas contra os nossos propositos e ideias, sendo ameaçado, vilipendiado e aturado pelos membros do Egrégio Conselho Estadual de Cultura, um orgão que reproduz em seus interior, os estgmas que a sociedade maniqueista e racista pratica contra nos os negros.

E, nestes embates, ainda não recebi apôios ou solidariedades de nenhum representante das Entidades Negras ou de qualquer individuo ou grupo negro.

Mas como negro de marca e origem, sergipano da cepa, não desisto e vou mandando propostas e falações. Um dia alguem vai escutar, por enquanto apresento as Propostas que na sua mzaioria foram: arquivadas, rejeitadas, retiradas por solicitações e esquecidas.

Houve aprovação neste elenco. Vale apenas conhecer as propostas e vale tambem um Estudo : Severo D'Acelino e sua passagem pelo Conselho Estadual de Cultura.

REFLEXÕES EM DÓ MAIOR - I -



I
A lógica do meu raciocínio investigativo sobre as questões mais comuns dos acontecimentos diários nas minhas observações em torno de manifestos com caráter psicológico das ações repetidoras que se reproduzem constantemente geradas pela visão do observador participante desta comédia de erros, numa perspectiva do objeto em epígrafe.

Reflexão -1


Nunca em toda minha trajetória, deparei com um Branco, que, seja por atitudes ou comportamentos, desprezasse, odiasse ou tivesse nojo de Brancos e dissesse que não gostasse de Branco.

Reflexão - 2





Diuturnamente deparo com a situação inversa. Negros que mal suportam suas famílias. Detestam , desprezam, odeiam e tem nojo de negros, quanto mais pretos mais os seus nojos e cristalização dos estereótipos que reproduz contra os negros, crencem Que foi que fizemos? Ninguem merece.

Reflexão - 3


.


Tenho combatido o bom combate, das discriminações em torno do negro, efetivamente praticadas pelos brancos e pelo poder. E, não vejo lógica nas atitudes discriminatórias dentro da raça negra, onde o mais claros discriminam os mais escuros e pretos. O Negro discriminar os Negros. Isso é conflito racial, ou seja interracial, que o sistema alimenta e cala.

Reflexão - 4





A racialização se instala também a nível discriminatório, na cultura, religião, educação, qualificação, escolaridade, relacionamentos, cristalizando a ideologia do recalque e a pedagogia da rejeição, que como modelo de ação negativa, se reproduz vestingiosamente e se instala no inconsciente coletivo.

Reflexão - 5




Na Igreja Católica tenho presenciado e sido vítima de tais comportamentos discriminatórios e de rejeição. Pessoas que se sentem ofendidas com a presença de negro no recinto e isola-o durante todos os ritus. Até o Pai e Nosso não compartilha e se partilha, deixa patente o seu nojo e insatisfação. Na hora do “abraço” saudação, o constrangimento é infinitamente maior. O negro é frontalmente agredido com os comportamentos asquerosos dos ‘’FIEIS’. Sou constantemente vítima deste tipo de constrangimento na Igreja Nossa Senhora de Lourdes e percebo que muita das vezes o padre pula o ritu da tal “saudação” Meus irmãos, saudai-vos uns aos outros.

Reflexão - 6





Percebo que a Igreja como ritu aberto, deve abrir a participação dos “fieis”, para que possam se comunicar social e politicamente, falando de suas dores, fraquezas e problemas. Entendo que esta pedagogia da libertação, funcionará como uma terapia coletiva e provocará mudanças radicais. E, ainda, levará mais “fieis” a Igreja, seja pelo Santo Oficio, ou pela oportunidade de expressar a suas dores e ou revoltas que, certamente serão partilhadas por todos.

Reflexão - 7




A Religião Ancestral, representada pelo Candomblé, Umbanda e Espiritismo por sua vez, ponto de resistência e irradiação da cultura negra, deve se reestruturar politicamente para varrer as discriminações e racismo no interior da religião, do terreiro, da comunidade. Por mais que se acentue que não há discriminações é lá onde tudo acontece, principalmente as discriminações sexuais e raciais. Para atingir alguém o comportamento mais recorrente é chamar de veado e de negro, geralmente acompanhado dos mais rebuscados predicados. É la onde se reproduz contra o negro, todos os estigmas gerados na sociedade.
Os terreiros deveriam oferecer a comunidade, sistemáticos serviços espirituais, de limpeza, sacudimentos, aconselhamentos, descarregos, rezas, com rituais todos os dias, tendo as manhãs e noites para os atendimentos aos que necessitam de apoio e aconselhamentos espirituais.
Os centros Espíritas têm os seus dias de atendimentos. Segundas-feiras Dia das Almas, na falta de um Terreiro e rituais específicos, vou ás Igrejas, rezar pelos meus Ancestrais e Amigos que se foram. Iyansã ; Obaluaiyé e Nana, são Vodus votivos dos Mortos;Eguns os nossos Ancestrais.

Reflexão - 8





Não conheço nenhum político que assuma ou se comprometa a tratar das questões e das condições do coletivo negro, principalmente aqueles que se apresentam como negros e depois de eleitos, fazem o contrário, primando pela maior divisão racial. O negro, enquanto negro no poder, está sempre na função de Feitor e Capitão do Mato, sempre perseguindo os negros. Os governantes controlam as organizações e manifestos dos negros, cooptando uns e decapitando outros, as lideranças são conflitantes entre si e o coletivo termina não sendo atendido pelas organizações, uma vez que os projetos desenvolvidos e os apresentados, são os individuais dos seus “ chefes, líderes, donos etc.” que não servem ao coletivo, comunidade, grupo, mas aos políticos que no espaço de poder junto aos governantes, lhes propiciam, funções para manter o pessoal a pão e água até as próximas eleições.

Reflexão - 9


O negro no mercado de trabalho em Sergipe é para vigiar outro negro, principalmente no comércio, lojas, shopping, Bancos, bares e restaurantes. É perverso e degradante, um negro entrar em uma loja e se sentir constrangido pela fiscalização a que é objeto, além das câmaras eletrônicas, o “segurança” lhe segue a cada passo. A vulnerabilidade é tal que o negro aceita passivamente a violência e constrangimento ilegal. Quando não, e busca os seus direitos, o gerente do local diz que não é racista e que não deu a ordem para tal agressão e que, portanto não tem responsabilidades sobre o crime. Dificilmente se ver um preto ou uma preta na recepção ou no atendimento destes locais, só se for segurança. É fato encontrar o negro Mulato e Pardo, pretos é muito difícil. O único espaço que preto transita condicionalmente é no serviço público.

Reflexão - 10





As escolas representam as Casas Grandes para o negro, seja ela pública ou particular, está ali para colocar o negro no seu lugar, instruir-los as mais baixas qualificações e domestica-los para servir aos brancos. Um adolescente que expresse sua vontade de ser médico ouve logo do professor que ele não dar para isso não. É muito difícil, precisa de muito estudo e inteligência. Porque não faz o curso de mecânico. Sem saber o professor que a segurança do carro do doutor, esta nas mãos do mecânico e que inteligência e potencialidade não tem cor. Tem fome e falta de oportunidades para se projetar