terça-feira, 9 de setembro de 2008

QUESTÃO DE PRINCIPIOS - OPIINIÃO E ATITUDES.


QUESTÃO DE PRINCIPIO.

Severo D’Acelino



Independente de minha idade (já passei dos 60). Antiguidade para mim é posto, autoridade e símbolo de respeito. Assim fui criado e treinado para respeitar as pessoas, hierarquias, funções e títulos com disciplina, mas, sem submissão.

O nosso respeito vai além da idade, ele se afigura também, no saber, na titulação hierárquica. Pois independente da idade, há os aspectos funcionais, as representações e todo um processo que nos ensina as relações e comportamentos.
É importante que um adolescente com cargo, titulo ou função, seja respeitado e tratado com os devidos cumprimentos que a sua posição requer. Trato assim, independente de ter sido, meu subalterno, tenha idade dos meus filhos.

Esse nosso jeito de ser, muita das vezes é confundido com subalternidade submissa, ledo engano. Diante de insultos a autoridade comigo dança, e dança direitinho, na forma da Lei, com todos os respeitos devido ao cargo, posição etc. Gosto muito da expressão de Antonio Rebouças “... Para que ninguém tenha seus Direitos Violados. É necessário que o Poder detenha o próprio Poder”

Um lugar para cada coisa. Cada coisa em seu lugar – é o dito popular e o certo. A Cezar o que é de Cezar, e nisso resume a nossa ação e determina meu comportamento, minha atitude antes os acontecimentos e os enfrentamentos do dia-a-dia.
Gosto do respeito e para tal, respeito e nisso a disciplina não pode ser simplesmente atribuída a militarismo.

A organização mais severa que conheço é a Igreja, no entanto a visibilidade se faz antes os militares, mais é na sociedade civil, que o servilismo é mais perverso na medida em que não nos dar oportunidade exercer a nossa cidadania no exercício do contraditório, pois os estereótipos são instrumentos que nos engessam e cristalizam os estigmas do preconceito, onde a nossa verdade está condicionada a nossa apresentação, a cor da nossa pele e a tantas outras tipificações.

Se na caserna, podemos representar contra o General, o Almirante e, porque não podemos representar contra o Delegado, o Juiz, o Governador. Não podemos e nem devemos ter medo de nossas Autoridades, nossos Gestores, nossos Comandantes. Neste sentido é também importante que nossas autoridades, não se utilizem do Medo, para nos controlar, destruir e violar os nossos direitos.

Triste daqueles que se utilizam do poder, dos que usam o poder como muleta, como ponte, como instrumento de suas autoridades autoritárias com os Abusos sistemáticos de Poder e Autoridade. São simplesmente covardes, inseguros e ídolos de bronzes com pés de barro bastam um temporal para desabar. Nesta minha trajetória já vi diversos e inúmeros desabamentos. Eles eram pequenos e insignificantes, não sabiam disso, suas forças eram emanadas do poder e eles não souberam interpretar que: A importância de Ser, não é Ter, mas saber que È. E eles não eram só tinham e ficaram sem ter.

Kô Si Obá. Kan Afi Olorum

O desenvolvimento e prática dos tipos de discriminações se apóiam no âmbito da suposta ‘autoridade’, na falsa superioridade de uma mente doentia e vazia. Dizem que Freud explica. Mas explicar o que? A insegurança é mãe do autoritarismo, da burrice e consola os despreparados psicologicamente com uma suposta aquisição de poder, baseado no dinheiro, na suposta intelectualidade gerada pelo exercício de poder, onde os méritos estão nos privilégios dos cargos públicos, usurpados dos qualificados, que lhes dão um falso status, uma notoriedade que se dilui quando perde o espaço no poder.

Uma notoriedade que não se sustenta sozinha, precisa de uma base sólida, representada pelos que se deixam violar, para estar respirando o poder e ou poder manipular os cordéis, pois sacralizar o diabo é tarefa difícil e impossível. Uma hora ele se empolga e começa a dar seus vôos rasantes e aí se desmonta.

As relações baseadas no poder, na autoridade, não se sustentam, são relações brindadas no medo, na repressão, no autoritarismo, assim que o grupo fica livre, do algoz, não há lembranças, só ressentimentos e alívios.