quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

QUESTÃO DA EDUCAÇÃO / A EDUCAÇÃO EM QUESTÃO



QUESTÃO DA EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO EM QUESTÃO.

Louvo o Presidente operário , Sua Excelência Inácio LULA da Silva. O grande divisor de águas. O Inovador. O Anjo Anunciador. O grande . O kara que usou o veneno das Cobras, para modificá-las O Eremita. O Louco.
O Rei Sol. O PT é Elle.
Neste sentido busco a solidão da Educação, na trajetória deste Homem, onde os desvios continuam por pura perversidade dos gestores, dos sindicatos e dos grupos de pressões. Todos são unânimes em dizer que a educação esta sucateada, defasada, desqualificada e de péssima qualidade de um modo geral, tanto pública quanto privada e, todos têm uma formula para reversão e, no entanto nada acontece.

Os Professores continuam a receber os mais baixos salários, continuam desqualificados, continuam corporificados, continuam dificultando quaisquer mudanças continuam dificultando o desenvolvimento de qualquer projeto ou estratégias de melhoria da tal educação continua acomodado, continuam partidarizados, continuam descomprometidos com a formação dos alunos. Muitos são os Professores e poucos os Educadores.
Porque os professores não são avaliados sistematicamente, e, porque os concursos não oportunizam a apresentação de seus projetos políticos pedagógicos? Daí os aprovados, teriam a oportunidade de apresentá-lo em audiência pública a uma comissão de notáveis formada por membros de diversas organizações, incluindo a dos alunos e professores.
Se a formação da sociedade representa diversas culturas, porque estas culturas não estão presentes na Educação.

Muito dinheiro é carreado para a educação e são perdidos pelos caminhos. Tantos projetos são formulados e incluídos no âmbito da educação e nada de resultados. Quantas siglas têm o ministério da educação para tipificar esse ou aquele projeto e nada é apresentado de concreto? Só para citar: Os projetos da Merenda Escolar e do Transporte? Como podemos mensurá-los? Onde estão as montanhas de dinheiro alocado a esses projetos. E os Concursos e manutenção dos professores? Cadê os Recursos Humanos da Educação para formular Capacitação e avaliação dos Professores,
Possibilitando a sua mobilização na carreira. Formulação e Revisão sistêmicas de metodologias e projetos políticos pedagógicos com conteúdos reais da comunidades atingidas.

Os gestores da Educação devem e podem, sair do partidarismo, paternalismo e dos favores politiqueiros e promoverem a ABOLIÇÃO do Magistério e apontar prioridades na formação Intelectual; Técnica ; Cientifica e Física da comunidade Estudantil, uma vez que a Religiosa não é responsabilidade da Educação, mas seus indicadores os são.
Neste sentido cabe a eles promoverem os Treinamentos e Capacitações dos Professores como instrumentos pedagógicos antes de os colocarem nas salas de aulas e para isso é necessário um período de adaptação onde eles iram conhecer a cultura, psicologia e filosofia dos seus alunos, para melhor interação.

É prática da tradição negativa destes gestores, assim que recebem a listagem dos professores aprovados em concursos “ obscuros” e lineares, encaminharem os aprovados para as escolas da rede, sem a mínima preparação ou informação.

É necessário que eles sejam , após a classificação, capacitados em cursos especiais e técnicos para serem capazes de identificarem:
1- A cultura, tradição, usos e costumes do local a que vão servir.
2- A economia, modo de produção e subsistência.
3- O Patrimônio Histórico-Artistico e Cultural. A Geografia. Formação étnica
4- Política – Religiosidade – História – Filosofia – Arquivo Humano
5- Conflitos – Psicologia e Diversidade etno histórico e cultural
Diante deste universo da cultura local, terá um suporte positivo para o desenvolvimento de suas funções pedagógicas, com elevado índice de informações para promover a interação e aproveitamento dos seus alunos e sua progressão na carreira.

Não funcionar mandar professores para locais que ele desconhece a diversidade e não sabe identificar seus valores e, não terem respostas das suas ações. No concurso temos professores de todo território nacional e a rede pública de educação está presente em todo território estadual, com uma diversidade potencializada de cores e expressões locais que inibe a aplicabilidade da pedagogia em sua forma geral. Os professores têm que serem capazes de formular e desenvolver uma pedagogia baseada no conceito das tradições locais onde seus alunos estejam presente a cada manifesto e sintam a expressão de sua cultura.
Em assim sendo, as ações dos grupos de pressão, os corporativismo, passam a terem uma força nula. Tanto Sindicatos, políticos e grupos de interesses difusos, estarão voltados tão somente para a garantia dos direitos da categoria e os gestores, vão saber da aplicabilidade das verbas da educação em suas gestões, com a presença da comunidade, através dos Conselhos e do Ministério Público.

Assim teremos uma educação democrática, sem embargo da manutenção da identidade cultural e étnica dos educando, com uma progressão afirmativa dos professores e educadores e mais ainda se os gestores da educação através de suas diretorias, implantarem a gestão Escolar Partilhada, com seus diretores e Professores exclusivos, aí sim, o companheiro Luiz Ignácio LULA da Silva, teria menos cabelos brancos e dormiria legal sabendo que o Dinheiro da educação estava sendo aplicado sem nenhum desvio e que os alunos estavam sendo preparados para administrar o desenvolvimento Cientifico, Técnico e Cultural do Município, do Estado e do País através da Educação Cultural.
Ave Lula!!!