domingo, 18 de janeiro de 2009

MANIFESTO AO GOVERNADOR MARCELO DEDA



Manifesto ao governador MARCELO DEDA.

EXCELENCIA.

Estou convencido, que o perfil de um governador democrático, não pode ser
- Arrogante, vaidoso, personalista, centralizador, autoritário, vingativo, hostil, reducionista, de visão maniqueísta, que troque o manifesto Filosófico de pensar o outro, pelo enquadramento Jurídico para penalizar seus supostos desafetos e que só goste de ser ovacionado, adulado e valorize o puxa-saquismo, punindo seus críticos, violando seus direitos, alijando do espaço de poder e das ações de Estado.

Acredito que o magistrado, deve sim, valorizar e respeitar as criticas em torno de suas ações e de sua administração, sem se preocupar em perseguir e vilipendiar os que lhes criticam, os que se sentem discriminados pelas ações do seu governo.
Acredito que como chefe ou líder de uma gestão, deve se proteger sim, dos aduladores e daqueles que só levam flores e as cabeças dos seus críticos para lhe homenagear, garantindo que estão cuidando e defendendo seu mandato.

Acredito que os críticos e as criticas são maiores e mais importantes do que os amigos de última hora, os amigos do poder. Só do poder, pois enquanto poder obter vantagens estão a fazer vassalagem e depois o esquecimento.
Os aduladores vão sempre dizer do seu fracasso e da sua insegurança, vão lhe trair como já traíram outros. Basta mirar a nossa história recente, quem eram os que estão em derredor de sua camarinha? Gosando de sua companhia e se aproveitando de seu prestigio como moeda de troca e de intrigas?

O governador sabe o que se passa nas periferias do poder? O que em seu nome fazem as pequenas autoridades? Como somos vilipendiados e excluídos das ações de Estado e de Governo. Como a imprensa nos silencia, crente que estão fazendo favores ao governador e como esta mesma imprensa é regiamente paga pelos cofres do Estado através da Secretaria de Comunicações, para prestar este desserviço ao Estado tido e havido como o mais racista do País.

Certamente sabe o engessamento que o Racismo Institucional provoca na vida da comunidade negra, principalmente quando no governo tem negros que estão sempre justificando as atitudes racistas do sistema e prejudicando as organizações e lideranças negras, que lutam por políticas publicas e melhoria de condições para o coletivo. Estes negros estão sempre se articulando para garantir seus lugares do espaço de poder, pouco se importando com o coletivo. O negocio deles é destruir os manifestos e garantir a plenitude de suas autoridades.

E assim é se assim quer, no entanto, mesmo sem espaços para reivindicar e apresentar as reivindicações do Coletivo Negro, haveremos de envidar esforços para continuar reivindicando e denunciando os Abusos, Corrupção, Traficos de Influencias, Ausência de Governo e de Estado e, sobretudo da prática hedionda do Racismo Institucional Sergipano referendado com a mídia que nos silencia, mas o Brasil não se limita a Sergipe e as aços não são estáticas. Por onde andar estarei denunciando as Questões e Condições do Negro Sergipano e o Apartheid a que somos submetidos no Estado da maior população negra do Brasil, apesar da nossa exclusão da mídia e, apesar da Secretaria de Estado da Comunicação.
Excelência. Estou convencido que Sergipe é o Estado de maior potencialidade desta Nação, só que precisamos de mudanças de Atitudes e Comportamentos e pensar mais o outro, só assim haveremos de radicalizar a democracia.

Aracaju (SE), 19 de Janeiro – Dia Estadual de Luta da Consciência Negra.


José Severo dos Santos
Coordenador Geral
Casa de Cultura Afro Sergipana