quarta-feira, 25 de junho de 2008
Reflexão - 7
A Religião Ancestral, representada pelo Candomblé, Umbanda e Espiritismo por sua vez, ponto de resistência e irradiação da cultura negra, deve se reestruturar politicamente para varrer as discriminações e racismo no interior da religião, do terreiro, da comunidade. Por mais que se acentue que não há discriminações é lá onde tudo acontece, principalmente as discriminações sexuais e raciais. Para atingir alguém o comportamento mais recorrente é chamar de veado e de negro, geralmente acompanhado dos mais rebuscados predicados. É la onde se reproduz contra o negro, todos os estigmas gerados na sociedade.
Os terreiros deveriam oferecer a comunidade, sistemáticos serviços espirituais, de limpeza, sacudimentos, aconselhamentos, descarregos, rezas, com rituais todos os dias, tendo as manhãs e noites para os atendimentos aos que necessitam de apoio e aconselhamentos espirituais.
Os centros Espíritas têm os seus dias de atendimentos. Segundas-feiras Dia das Almas, na falta de um Terreiro e rituais específicos, vou ás Igrejas, rezar pelos meus Ancestrais e Amigos que se foram. Iyansã ; Obaluaiyé e Nana, são Vodus votivos dos Mortos;Eguns os nossos Ancestrais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário