domingo, 1 de novembro de 2009

THETIS NUNES - UMA ENTIDADE NO PANTEÃO AFRO SERGIPANO



Thetis Nunes : Uma Entidade do Panteão Afro Sergipano.
Reflexão de Severo D’Acelino.
Nas minhas andanças, os meus aprendizados foram se ampliando com as intervenções diretas de minha atenção e emoções. O que mais mim emocionava era o tratamento e os achados de episódios do negro sergipano a cada leitura que fazia da produção da Professora Thetis. Infelizmente não tive uma vivencia acadêmica com ela, pois apesar de ter sido minha professora, na antiga faculdade de filosofia, nunca assistir uma aula dela, pois a nossa agenda nunca se encontrou e com minha ida para UFBA, só nos encontramos anos depois em uma de suas Palestras sobre o Arquivo Humano Sergipano.
A minha devoção a esta Mulher, sempre a frente do seu tempo e revisitando o nosso passado em busca de desvendar novos episódios, pronta para trazer novos pensamentos a sociedade sergipana acerca de uma reflexão filosófica recheada de contemporaneidade e apontando caminhos para novas incursões temática, foi no ano em que se comemorou em Sergipe, o Dia Nacional de Consciência Negra, nos anos 70, no Centro de Turismo, onde junto com outros pesquisadores da UFSE e lá ela liderou os demais no debate temático sobre os nossos ancestrais. Naquela ocasião foram outorgados os primeiros Títulos Ouro de Consciência Negra.
Era o inicio das investigações e das mudanças de atitudes e comportamento, o melhor período, onde a Universidade dialogava com as entidades populares e onde tive a cumplicidade de diversos professores, pronto a nos atender nos nossos complicados envolvimentos na luta racial e no combate as formas de discriminações e a árdua tarefa de conhecer episódios de nossa história, questões e condições, para poder repassar e discutir com a comunidade. Apresentar os problemas e discutir soluções.
Indiretamente a Professora Thetis, esteve em nossas ações e seus Artigos, Livros e consultas, foram sempre aproveitados em beneficio do Coletivo Negro Sergipano e das nossas mais diversas reinterpretações. Foram eles que nos aproximou de outros textos e nos deu condições de uma reinterpretação do - de - dentro para do- de- fora.
Essa nossa idolatria silenciosa obedecia um ritual ancestral: Nunca a olhamos nos olhos, a sua presença, estávamos sempre de olhares baixo e ou desviado. A sua presença emanava uma forte energia ancestral que impunha um respeito sacro, só revelado ante nossas Entidades. Ela era a Entidade Sergipana, entre poucas existentes. Diante dela muita das vezes esquecia o que ia dizer e ou perdia os parcos argumentos e, ficava só ouvindo-a e acompanhando o desenho de sua fala na expressão de sua voz.
Minha maior emoção foi quando fui empossado no Conselho Estadual de Cultura e, percebi que entre os nobres conselheiros, ali estava a Professora Thetis Nunes, fiquei emocionado e cheio de felicidade, antes de assumir a função de Conselheiro, ali estive numa audiência, para falar sobre o Projeto Cultural de Educação, “João Mulungu vai ás Escolas, na gestão do Professor Pedrinho Santos e, naquela oportunidade como convocado, perdi a expressão de minha fala e pouco mim expressei, e com os Cadernos Pedagógicos em mãos, assinalei tão somente a importância do texto da Professora como conteúdo do Caderno que tratava da questão do negro.
Este Caderno inclusive foi um marco nas nossas relações e na sua cumplicidade, na formação intelectual do negro sergipano e do respeito ao nosso trabalho no âmbito da educação plural, após o trabalho pronto, fomos pedir sua autorização para utilização do seu texto, a única condição que nos impôs foi lhe mandar alguns exemplares para que distribuísse com alguns amigos, e assim foi feito. Nesta época ela era Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.
Durante o período em que o nosso Jornal IdentidadeS estava funcionando, ela sempre que solicitava, colaborava com matérias e atendia os nossos colaboradores como a Entrevista que deu sobre a Mulher Negra. Muitos dos seus Artigos, como no caso, sobre Antonio Rebouças, logo do seu regresso do Congresso a que fora convidada a apresentar o tema, nos forneceu cópia do trabalho, pois sabia da nossa atenção para com o homenageado.
Tive outras oportunidades de estar em sua presença, em atos culturais nos mais variados centros e localidades. Ela nunca se recusou em levar informações a nenhum grupo, principalmente em grupos que sabia nos transformar em agentes multiplicadores. Em Laranjeiras, junto com outros pesquisadores, enfrentou mais de duas horas numa ação cultural para crianças e adolescentes de uma escola municipal e junto com ela, proferir palestra sobre a cultura e diversidade do Município, lembro-me que a comitiva contava com mais de 8 palestrantes.
Muito nos alegrou a sua presença e as homenagens que lhes prestavam, em todos os cantos e, sempre que podia estava presente. Seu axé era muito forte e nos dava muito enlevo. Apesar do Projeto Cultural de Educação “João Mulungu vai ás Escolas” não ter nascido de sua inspiração, mas toda sua trajetória, foi sustentado pelos seus ensinamentos, seja através do contexto de sua História da Educação de Sergipe, um livro critico e politicamente perfeito para nossa incursão em busca de promover uma desconstrução da tão falada democracia racial e denunciar o etnocentrismo educacional a que somos secularmente submetidos.
A vida não nos ensina as dores da morte e, nesta condição a energia que durante o tempo de produção foi emanada, buscamos cristalizar, não para prender em nosso ciclo, mas para eternizar os momentos que buscamos congelar para espantar a nossa solidão e buscar na dinâmica a força da expressão de quem nos cativou. É uma motivação presencial, principalmente para quem se tornou Entidade no nosso Panteão e que podemos simplesmente, reverenciar em nossas revisitações.
Babá Obaola.
A Ancestralidade confirma a imortalidade, pois a vida continua no Orum como ancestrais


(RE) SEVERO D"ACELINO : AÇÕES LEMBRADAS EM ENCONTRO NORDESTINO DE HISTORIA ORAL POR ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

SEVERO D'ACELINO : AÇÕES LEMBRADAS EM ENCONTRO NORDESTINO DE HISTORIA ORAL POR ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.

Uma comunicação surge como homenagem e como reflexão, a minha pessoa, quando as confusões se cristalizam em cima de mim, desde a sagração do Imperador Marcelo Deda a governo de Sergipe e a nossa exclusão ( Severo D'Acelino e Casa de Cultura Afro Sergipana), das ações do Estado e do governo. Foi o premio pelos méritos do mais importante projeto de educação na história deste Estado. Um projeto bem sucedido, iniciado na administração de Luiz Antonio Barreto e bombardeado sistematicamente pelas figuras incompetentes do DED, da Secretaria de Educação, insatisfeitas pelo sucesso das ações.

Com a sagração do Imperador DEDA ao governo do Estado e a conseqüente Partidarização do Movimento Negro, Severo foi descartado, pois representava perigo por ser critico, independente e pensar o Coletivo e, daí, surgiram dezenas de ONGs e Entidades que se apresentaram como capacitadas e experientes para promover o projeto da Casa de Cultura e capacitar professores para cumprir o Decreto Presidencial de Inclusão da Cultura Negra e o PROJETO CULTURAL DE EDUCAÇÃO 'JOÃO MULUNGU VAI ÁS ESCOLAS, foi defenestrado, excluído e jogado de LADEIRA a baixo.

É triste receber esse tipo de recompensa, principalmente quando temos prestado grandes serviços ao Estado na defesa do Coletivo Negro, na preservação de sua cultura e no respeito a diversidade e seu Arquivo Humano, mas da Traição nem Jesus se livrou, pois a Inveja é péssima companheira e quando somos comandados por pessoa que perseguem seus críticos. Pessoas que gostam de aduladores e até premiam os que lhes elogiam e os brindam, o mérito deixa de ter expressão.

O Movimento Negro e a redemocratização no Brasil: a Atuação de Severo D'Acelino na Educação Sergipana, soa como um aplauso ás nossas ações e um indicador do mérito que teima em se manter, apesar das KOTAS e do Paternalismo exacerbado da relação do PT com respeito a nós os negros, cristalizando o Racismo Institucional e a falta de Potencialidade do Negro, em vez de Radicalizar a Constituição para que " todos possamos na prática ter as mesmas condições e oportunidades", numa promoção de Ações Afirmativas e Meritórias, somos tratados como imbecis e jogados uns contra os outros por míseras cestas de alimentos.

Minha família é negra e todos nós, em passagem pelas Faculdades, não precisamos de KOTAS, passamos por méritos, Eu, minha esposa, meus filhos, meus sobrinhos, primos e por ai vai. Somos negros conscientes, com potencial e sem nenhum QI. Nunca fomos Indicados por ninguém e nosso reconhecimento é uma incógnita, há sempre alguém que se apropria de nossos projetos, idéias etc. Esse povo no espaço de poder nunca nos conhece, apesar de antes termos tido diversas ações e combatido os pervertidos do poder, hoje somos invisíveis para eles, até que precisem dos nossos serviços.

Como é triste e perversa a insegurança dos nossos "amigos" para se manterem nos espaços de poder!!! O Mandarinato do Imperador se mantém sobre nossos escombros, mas, por mais que nos sufoquem,jamais silenciaram ou apagaram as nossas importâncias, pois, um deslize e alguém nos cita, nos referenda, nos homenageiam, assinalando a nossa presença viva no desenvolvimento de Ações Afirmativas, fazendo a diferença, nos aplaudindo apesar a repressão colonialista do Imperador e seus reféns, será que quando findar o mandato alguém irá aguardá-lo na rodoviária?

Agradeço a presença que se fez presente, pois já não tenho motivações para produzir e continuar o que comecei em plena ditadura militar no enfrentamento da repressão anunciada, já não sei da minha trajetórias, na Religião, Artes Plásticas, Teatro,Cinema,Etnografia, Musica, Partidos Políticos, Corporação Militar, Literatura ,Dramaturgia,Rádio, Jornal, Televisão,Seminários, Congressos, Lutas Sociais, Viagens, Cultura, Direitos Humanos,Relações Raciais, Esportes, Escolas...Educação.

Essa citação se nos apresenta muito forte, apesar de desde muito, ser referencia de estudos( nunca OBJETO), onde nossas ações são analisadas em determinados contextos, dentro e fora do Estado e do País, mas nunca nesta situação de fragilidade e de exclusão onde a depressão é minha companheira. Neste momento a homenagem pegou pesado, no ponto fraco, enfraquecido: Movimento Negro e a Redemocratização no Brasil: a Atuação de Severo D'Acelino na Educação de Sergipe.

Abença Thetis Nunes, farol de vivo de minhas indagações. Luiz Antonio Barreto, provocador de minhas incursões e resistências, apenas para citar referencias internas
da memória viva desta minha caminhada sem assinalar o contingente que tem nos dado sustentação nesta trajetória há mais de 42 anos.

Este trabalho é sem dúvida, o presente deste aniversário, do 3 e do 16 de Outubro, negado pela mídia sergipana que nos nega espaços, para não perder espaços na camarinha do Imperador.
Estudantes! Obrigado. Certamente vocês serão excelentes EDUCADORES.
AJAGUM ABERÉ N'GOBOM. KUTENDA ZAMBIAPONGO. AUÉ AXÉ.