quarta-feira, 21 de outubro de 2009

HUMANIZAÇÃO DAS DELEGACIAS - RESPEITO E FIM DAS DISCRIMINAÇÕES E AUTORISMO


Humanização das Delegacias

A valorização do pessoal alocados nas Delegacias e que compõem seus quadros funcionais e operacionais é o primeiro passo a Valorização e Respeito aos que ali procuram os serviços oferecidos. É extremamente constrangedor o modo como somos tratados por alguns agentes de segurança em Delegacias e, acreditamos que a falta de controle emocional e ou psicológico, somos muitas das vezes tratados como perversidade, onde somos desrespeitados, nossa presença omitidas, selecionados para atendimentos, nossas inteligências insultadas, onde não é permitida a nossa expressão de indignação porque podemos ser presos, vilipendiados, os constrangimentos e as brutalidades são ali, recorrentes com as arrogâncias, desprezos e autoritarismo dos seus agentes que ante suas má vontades inibe a nossa voz e viola nossos direitos, com o péssimo atendimento o que piora a situação a nossa situação pois, mesmo como vítimas somos tratado como culpados, na medida do tratamento maniqueísta o que nos deixa deprimidos, nervosos e com medo de todos, a beira de uma crise nervosa e de surto pela tensão nervosa, causada pelo ambiente gerada por seus agentes. É uma tortura ir a determinadas Delegacias onde todos são autoritários, onde todos são Delegados.
Uma Delegacia onde somos colocados á disposição, bem tratados, estimulados a verbalização , informações, relaxamento e orientações, certamente seus agentes podem não ser os melhores, mas nos provocará reações positivas para que possamos expressar nossas dúvidas e expor nossos problemas para soluções sem medo de constrangimento, repreensões, esporros.
O que precisa é uma seria ação de valorização e capacitação destes recursos humanos alocados nas Delegacias, ampliação do seu quadro e inclusão de psicólogos e pedagogos para dar respaldo aos usuários e apoio ao Delegado. Seria excelente que as Delegacias fossem indicadas como área de estágios para estudantes de diversas especialidades e que as Relações Interpessoais, fosse um curso constante para esses servidores pois com isso a Diversidade seria respeitada e as violências substituída pela gentileza. Com a palavra o Secretário de Segurança. Delegacia é um órgão público e todo órgão publico deve se espelhar nos privados, pois ali se os empregados tratam mau os cliente, certamente estarão desempregados.
Aplausos para os agentes que ajudam e respeitam os que recorrem aos serviços prestados em suas Delegacias. Eles fazem as diferencias e não se aproveitam de suas funções para descarregar suas frustrações nas pessoas que procuram os órgãos de segurança. Estes sim, são autoridades e não “pequenas artoridades” que discriminam as pessoas conforme suas aparências, condições e ou companhias.