segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

MOVIMENTO NEGRO & MOVIMENTO NEGRO PARTIDÁRIO EM SERGIPE




l-Em 68 quando comecei e não havia PT, as coisas foram impactantes e com resultados afirmativos, onde as denuncias eram debatidas e crescia as ações em torno da Opinião Pública, facilitada pela mídia engessada pela censura militar, mas extremamente operante. Na época Jornalistas eram Jornalistas, todos eles sabiam de suas importâncias e não amarelavam ou ficavam deslumbrados. Com o advento do modismo acadêmico para jornalistas, as coisas começaram a mudar perspectivas diferentes do ângulo da visão do povo, passou a ser um jornalismo patronal e agora governamental, aliada ao que de mais podre existe no Estado partidário. Pior que o Teocrático. A mídia coloca na fogueira qualquer um que for contra o colonialismo e a fundamentação paternalista dos políticos que é diferente do poder ou do poder político e entre seus alvos estão os militantes negros em suas denuncias e luta contra o Racismo. Os Ativistas dos Direitos Civis, não tem direitos a expressão. A mídia chapa branca está fechada.

2-Com o PT o Movimento Negro, cooptado se tornou em instrumento de desagregação racial e reprodutor dos signos discriminatórios do poder. Uma força do de dentro, contra os de dentro, numa cristalização da ideologia da Casa Grande e do Recalque. Negros organizados e armados contra a fragilidade dos negros desarmados, mantidos sobre os acoites dos negros de alugueis, defensores do patrimonial da elite branca e dominante numa reprodução de grupos negros do passado, agregados aos “senhores”marginais.Olhas “Pais de Santos” Os Terreiros foram as maiores trincheiras da Resistência Negra e em passado muito recente, deu combate ao caça comunistas do Governo Maynard. Não envergonhe a nossa História e nossos Ancestrais. Se respeitem e façam lhes respeitarem. Botem essa Brigada para correr.

3-Hoje o Coletivo Negro desarticulado e inibido de se organizar, estão a deriva e a mercê das palavras de ordens dos políticos e ou facções do poder que violam diuturnamente seus Direitos, seguros de que seus facínoras darão conta de qualquer rebelião ou inconfidências “Aos que pensam, eles cortam os pescoços, os fortes, eles brutalizam e aos fracos eles banalizam” è uma situação criminosa, onde o terrorismo é a moeda de troca. O que estes “Negros” precisam é refletir do de dentro para o do de fora: onde estão as personalidades que eram estrelas do partido? Benedita da Silva. Matilde; Marina etc., só para citar estas mulheres. E Zé Dirceu? Juquinha? Quantos se articularam em torno do partido sem se preocupar com o Coletivo e até em si mesmo.

3-Nos governos de João Alves, Valadares e até de Augusto Franco, nós tivemos espaços garantidos nos debates em torno das Questões e Condições do Negro na Sociedade Sergipana. Na Imprensa; Universidade; Escolas; Comunidades; Legislativos; Judiciário sem nenhum embargo. Levantamos diversas campanhas e manifestos, diversas Leis foram produzidas etc., Y ahora? Donde está mim corazón? Na beira do Rio assoreado ou no Paredón? Estoy Emparedado. Vilipendiado, discriminado, desqualificado, desrespeitado, por conta da burrice de um grupo de traíras, ambiciosos que visam tão somente a realização de projetos pessoais.

4-Essa Brigada Negra, a cada dia amplia seu território em função do partido e dos seus políticos, para os quais prestam seus serviços e esses “políticos” são negros. Isso reproduz o colonialismo, onde grupos de negros a serviço de seus “senhores” aterrorizavam os demais negros e brancos, considerados “antagônicos”. Os terreiros de candomblés que no passado foi a trincheira da Resistência Negra Urbana, hoje é a trincheira de políticos do poder, e lá são atropelado todos os eventos da Resistência, onde os críticos e criticas ao governo são atenuados e defenestrados, Na luta contra o Racismo, se tornou o maior Instrumento Racista, reproduzindo todas as ações negativas que antes combatia e ajudava a combater.

5- Muitos Terreiros cooptados recebem sestas básicas de alimentos, como mimos do governador, sem se preocupar que estes “mimos” podem ser adquiridos sem nenhum compromisso através da Secretaria de Ação Social, após os devidos cadastros. Esta política de ação negativa é que cristaliza o Paternalismo e alimenta a Brigada de Negros Infiéis para brindar o governo e evitar o debate das ações racistas. Os demais grupos, tipo capoeira, rap, reggae e outros pagodes, são usados contra os próprios negros em luta por: Cidadania, Emprego, Moradia, Saúde, EDUCAÇÃO, Cultura, Segurança e outros Direitos Constitucionais e Legítimos.

6-Até mesmo estes grupos manipulados pela Brigada de Negros Infiéis que venderam suas almas ao Diabo, pois quando não eram partidarizados lutavam em beneficio do Coletivo, hoje partidarizados e alugados, lutam pelos seus próprios benefícios, e é por isso que estão sempre presente nos terreiros, nos grupos musicais, nas capoeiras etc, vigiando as ações e se infiltrando nas decisões. Até esses grupos quando são atingidos pelas violências do governo, são orientados a se calarem e por isso a Mídia não dar espaços para a comunidade negra exercer seus direitos e só aqueles pautados tem espaços garantidos.

7-Por essas razões é que se torna difícil o combate ao Racismo em Sergipe. Até a nossa página na internet é atingida pelas ações da brigada Negra do PT, que leva seu terrorismo ás últimas conseqüências para calar qualquer voz que se levante contra suas ações negativas. Já por diversas vezes fui, atingido pela violência deste grupo, tanto física ( em Socorro em uma palestra, por um militante e São Cristovão num terreiro de candomblé, pelo pai de santo preto e seu comandados brancos e em ambos fui Convidado), quanto moral e psicológica.
Espero que o PT não se perpetue no Poder e nestas Eleições vão querer ganhar por WO, no tapetão com um verdadeiro festival de EBÓS. Espero que Exu seja servido e dê o troco. Tem João Alves. Valadares; Albano Franco; Almeida Lima e tantos outros para oportunizar a grande virada. Eu voto contra a Brigada de Negros Chapas Branca.

Um comentário:

antonio jesus silva disse...

REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA !
A COMUNIDADE NEGRA AFRO-LATINA BRASILEIRA
APOIA E É SOLIDARIA AO POVO PALESTINO.VIVA A PALESTINA!
Viva! Chàvez! Viva Che!Viva! Simon Bolívar! Viva! Zumbi!
Movimento Chàvista Brasileiro

Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada à elite mundial é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criaram-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndios descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosa quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.
Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Osvaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam. Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma,Rafael Correa, Fernando Lugo não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King, Viva Osvaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados.
O.N.N.QUILOMBO –FUNDAÇÃO 20/11/1970
quilombonnq@bol.com.br