domingo, 9 de novembro de 2008

O GRITO SILENCIADO - RACISMO INSTITUCIONAL DE SERGIPE


Aracaju, 09 de Outubro de 2008.





Senhor Governador.


Não almejo nenhum cargo público, nunca lhe pedir e nem aos seus amigos e auxiliares, qualquer favor em relação a cargo ou emprego para mim ou meus parentes. Se estou no Conselho Estadual de Cultura, estou para cumprir meu Karma, ali é o inferno do negro e paraíso do branco, só as ações de interesse dos usineiros são pautadas, defendidas com ardor e aprovadas com louvor.

As questões de negros não são apreciadas, o Conselho é Racista e só libera alguma coisa para negro, com a intervenção direta de governador. Pois os Conselheiros são os fieis amigos do poder, fora disso colocam todas as dificuldades funcionais, jurídicas, legislativas etc.

Infelizmente na historia deste conselho, sou o primeiro preto a participar, pensaram que seria simplesmente uma figuração, deslumbrada com o status. Quando perceberam que estava pleiteando ações positivas para o coletivo negro e que não estava enquadrado na linha e, até o presidente se declarou publicamente meu inimigo e , evidentemente inimigo de minhas causas e insuflou os demais conselheiros e nos isolar e hostilizar as nossas ações.

O Conselho é racista, conservador e estimula o Racismo Institucional, porque os conselheiros se colocam a favor da raça civilizatória e contra os negros, não quer representação negra em sua composição, defendem o poder e os usineiros, estou lhe informando porque já apresentei denuncia sobre o tema, no próprio conselho

Muitos conselheiros não concordam com o tratamento que nos é dispensado, mas tem medo de falar para não ser mais uma vítima. Primeiro foi a Professora Olga, agora sou eu Severo D’Acelino, para o gáudio de Luiz Antonio Barreto e do presidente da academia sergipana de letra, um tal juiz aposentado.
Todas as nossas ações no sentido da Secretaria de Estado da Cultura, assinalar a Diversidade e instalar setores para valorizar o índio e o negro, vão por terra, com argumentos simplórios e racistas.

Aí eu lhe pergunto Senhor Governador: Cadê as ações defendidas pelo Presidente LULA, a respeito da Inclusão étnico racial, Igualdade racial, Kotas , Ações Afirmativas etc. Onde está o seu Governo que não vê ou não reconhece os indicadores da raça negra? O maior contingente populacional do Estado e que até hoje não há políticas públicas para este segmento

É preciso rever as ações palacianas. Verificar o tamanho do Mandarinato e rever os ditos amigos e personalidades tituladas. Lula não tem nenhum titulo acadêmico e sua gestão deixa qualquer PhD, de calças curtas. O importante é a Atitude.

Sergipe é o Estado mais Racista da Federação. De quem é a culpa. Porque o Racismo Institucional é tão forte. Porque somos perseguidos quando questionamos? Porque a mídia sergipana excluiu Severo D’Acelino? Foi ao seu mandado ou dos seus amigos?
Foi o Partido? Porque fomos excluídos de prestar serviços ao Estado? Se formos penalizados por João Alves Filhos que entendeu que estávamos fazendo propaganda para Deda, para o PT e baniu o nosso Projeto Cultural de Educação João Mulungu vai ás Escolas e porque Deda confirmou o banimento, mesmo sabendo a importância do Projeto e que Severo é Homem de Estado e não de Governador. Por quê?

Agora sofro discriminação da SEGRASE, pois mesmo pagando com os meus recursos. Sou impedido de publicar um livro em memória a minha irmã. Para que aconteça sou forçado a permitir a tesoura da CENSURA da empresa que quer de qualquer forma fazer REVISÃO no livro e isso eu não aceito. A produção é minha os erros são meus e a responsabilidade editorial é da nossa Entidade e não Do Governo que se recusou a dar seu apoio cultural. O livro é para ser vendido a três reais e não a 70 reais. Esse é o preço dos livros que o governo patrocina e, no entanto não tem nenhum exemplar nas bibliotecas das escolas ou na Central.

Não preciso dizer a Vossa Excelência que são 43 anos de estradas e luta em nossa trajetória e, portanto esse comportamento de exclusão, de banimento, de discriminação só reforça que os anteriores estavam com a razão. Tenho saudades de outros tempos, onde eram perseguidos abertamente, ali havia sentido. Hoje não.

Concluo informando meu voto ao seu candidato e a você. Esta é a ÚLTIMA manifestação a Deda e ao PT. Como cristalizar a democracia se o governo dar prioridade ao Paternalismo e as cestas básicas?







Nenhum comentário: