sábado, 24 de outubro de 2009

SEVERO D'ACELINO : AÇÕES LEMBRADAS EM ENCONTRO NORDESTINO DE HISTORIA ORAL POR ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.






Uma comunicação surge como homenagem e como reflexão, a minha pessoa, quando as confusões se cristalizam em cima de mim, desde a sagração do Imperador Marcelo Deda a governo de Sergipe e a nossa exclusão ( Severo D'Acelino e Casa de Cultura Afro Sergipana), das ações do Estado e do governo. Foi o premio pelos méritos do mais importante projeto de educação na história deste Estado. Um projeto bem sucedido, iniciado na administração de Luiz Antonio Barreto e bombardeado sistematicamente pelas figuras incompetentes do DED, da Secretaria de Educação, insatisfeitas pelo sucesso das ações.

Com a sagração do Imperador DEDA ao governo do Estado e a consequente Partidarização do Movimento Negro, Severo foi descartado, pois representava perigo por ser critico, independente e pensar o Coletivo e, daí, surgiram dezenas de Ongs e Entidades que se apresentaram como capacitadas e experientes para promover o projeto da Casa de Cultura e capacitar professores para cumprir o Decreto Presidencial de Inclusão da Cultura Negra e o PROJETO CULTURAL DE EDUCAÇÃO 'JOÃO MULUNGU VAI ÁS ESCOLAS, foi defenestrado, excluido e jogado de LADEIRA A BAIXO.

É triste receber esse tipo de recompensa, principalmente quando temos prestado grandes serviços ao Estado na defesa do Coletivo Negro, na preservação de sua cultura e no respeito a diversidade e seu Arquivo Humano, mas da Traição nem Jesus se livrou, pois a Inveja é péssima companheira e quando somos comandados por pessoa que perseguem seus críticos. Pessoas que gostam de adularodes e até premiam os que lhes elogiam e os brindam, o mérito deixa de ter expressão.

O Movimento Negro e a redemocratização no Brasil: a Atuação de Severo D'Acelino na Educação Sergipana, soa como um aplauso ás nossas ações e um indicador do mérito que teima em se manter, apesar das KOTAS e do Paternalismo exarcerbado da relação do PT com respeito a nós os negros, cristalizando o Racismo Institucional e a falta de Potencialidade do Negro, em vez de Radicalizar a Constituição para que " todos possamos na prática ter as mesmas condições e oportunidades", numa promoção de Ações Afirmativas e Meritórias, somos tratados como imbecis e jogados uns contra os outros por míseras cestas de alimentos.

Minha familia é negra e todos nós, em passagem pelas Faculdades, não precisamos de KOTAS, passamos por méritos, Eu, minha esposa, meus filhos, meus sobrinhos, primos e por ai vai. Somos negros conscientes, com potencial e sem nenhum QI. Nunca fomos Indicados por ninguem e nosso reconhecimento é uma icógnita, há sempre alguem que se apropria de nossos projetos, idéias etc. Esse povo no espaço de poder nuinca nos conhece, apesar de antes termos tido diversas ações e combatido os pervertidos do poder, hoje somos invisiveis para eles, até que precisem dos nossos serviços.

Como é triste e perversa a insegurança dos nossos "amigos" para se manterem nos espaços de poder!!! O Mandarinato do Imperador se mantem sobre nossos escombros, mas, por mais que nos sufoquem,jamais silenciaram ou apagaram´as nossas importâncias, pois, um deslize e alguem nos cita, nos referenda, nos homenageiam, assinalando a nossa presença viva no desenvolvimento de Ações Afirmativas, fazendo a diferença, nos aplaudindo apesar a repressão colonialista do Imperador e seus refens, será que quando findar o mandato alguem irá aguarda-lo na rodoviária?

Agradeço a presença que se fez presente, pois ja não tenho motivações para produzir e continuar o que comecei em plena ditadura militar no enfrentamento da repressão anunciada, ja não sei da minha tragetória, na Religião, Artes Plásticas, Teatro,Cinema,Etnografia, Musica, Partidos Politicos, Coorporação Militar, Literatura ,Dramaturgia,Rádio, Jornal, Televisão,Seminários, Congressos, Lutas Sociais, Viagens, Cultura, Direitos Humanos,Relações Raciais, Esportes, Escolas...Educação.

Essa citação se nos apresenta muito forte, apesar de desde muito, ser referencia de estudos( nunca OBJETO), onde nossas ações são analisadas em determinados contextos, dentro e fora do Estado e do País, mas nunca nesta situação de fragilidade e de exclusão onde a depressão é minha companheira. Neste momento a homenagem pegou pesado, no ponto fraco, enfraquecido: Movimento Negro e a Redemocratização no Brasil: a Atuação de Severo D'Acelino na Educação de Sergipe.
Abença Thetis Nunes, farol de vivo de minhas indagações. Luiz Antonio Barreto, provocador de minhas incursões e resistencias, apenas para citar referencias internas
da memória viva desta minha caminhada semn assinalar o contingente que tem nos dado sustentação nesta tragetória há mais de 42 anos.

Este trabalho é sem dúvida, o presente deste aniversário, do 3 e do 16 de Outubro, negado pela mídia sergipana que nos nega espaços, para não perder espaços na camarinha do Imperador.
Estudantes! Obrigado. Certamente vocês serão excelentes EDUCADORES.
AJAGUM ABERÉ N'GOBOM. KUTENDA ZAMBIAPONGO. AUÉ AXÉ.

Um comentário:

Anônimo disse...

Antônio carlos Rocha disse:
D'Acelino, meu abraço, parabéns e minha palavra de apoio.
Olha, tomei a atitude de publicar essa matéria em duas colunas que escrevo: www.ribeiropolis.net , na coluna "Médio Sertão" e no www.lagartofest.com.br -na coluna Sertão notícias. Chegando na página dos 2 sites tem o nome carlos Rocha em Colunistas aí clica nele.
Um abraço. Creio que não há mal nisto.
meu email: acarlosrocha@hotmail.com
Tel.:9928-5045