segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

MOVIMENTO NEGRO & MOVIMENTO NEGRO PARTIDÁRIO EM SERGIPE




l-Em 68 quando comecei e não havia PT, as coisas foram impactantes e com resultados afirmativos, onde as denuncias eram debatidas e crescia as ações em torno da Opinião Pública, facilitada pela mídia engessada pela censura militar, mas extremamente operante. Na época Jornalistas eram Jornalistas, todos eles sabiam de suas importâncias e não amarelavam ou ficavam deslumbrados. Com o advento do modismo acadêmico para jornalistas, as coisas começaram a mudar perspectivas diferentes do ângulo da visão do povo, passou a ser um jornalismo patronal e agora governamental, aliada ao que de mais podre existe no Estado partidário. Pior que o Teocrático. A mídia coloca na fogueira qualquer um que for contra o colonialismo e a fundamentação paternalista dos políticos que é diferente do poder ou do poder político e entre seus alvos estão os militantes negros em suas denuncias e luta contra o Racismo. Os Ativistas dos Direitos Civis, não tem direitos a expressão. A mídia chapa branca está fechada.

2-Com o PT o Movimento Negro, cooptado se tornou em instrumento de desagregação racial e reprodutor dos signos discriminatórios do poder. Uma força do de dentro, contra os de dentro, numa cristalização da ideologia da Casa Grande e do Recalque. Negros organizados e armados contra a fragilidade dos negros desarmados, mantidos sobre os acoites dos negros de alugueis, defensores do patrimonial da elite branca e dominante numa reprodução de grupos negros do passado, agregados aos “senhores”marginais.Olhas “Pais de Santos” Os Terreiros foram as maiores trincheiras da Resistência Negra e em passado muito recente, deu combate ao caça comunistas do Governo Maynard. Não envergonhe a nossa História e nossos Ancestrais. Se respeitem e façam lhes respeitarem. Botem essa Brigada para correr.

3-Hoje o Coletivo Negro desarticulado e inibido de se organizar, estão a deriva e a mercê das palavras de ordens dos políticos e ou facções do poder que violam diuturnamente seus Direitos, seguros de que seus facínoras darão conta de qualquer rebelião ou inconfidências “Aos que pensam, eles cortam os pescoços, os fortes, eles brutalizam e aos fracos eles banalizam” è uma situação criminosa, onde o terrorismo é a moeda de troca. O que estes “Negros” precisam é refletir do de dentro para o do de fora: onde estão as personalidades que eram estrelas do partido? Benedita da Silva. Matilde; Marina etc., só para citar estas mulheres. E Zé Dirceu? Juquinha? Quantos se articularam em torno do partido sem se preocupar com o Coletivo e até em si mesmo.

3-Nos governos de João Alves, Valadares e até de Augusto Franco, nós tivemos espaços garantidos nos debates em torno das Questões e Condições do Negro na Sociedade Sergipana. Na Imprensa; Universidade; Escolas; Comunidades; Legislativos; Judiciário sem nenhum embargo. Levantamos diversas campanhas e manifestos, diversas Leis foram produzidas etc., Y ahora? Donde está mim corazón? Na beira do Rio assoreado ou no Paredón? Estoy Emparedado. Vilipendiado, discriminado, desqualificado, desrespeitado, por conta da burrice de um grupo de traíras, ambiciosos que visam tão somente a realização de projetos pessoais.

4-Essa Brigada Negra, a cada dia amplia seu território em função do partido e dos seus políticos, para os quais prestam seus serviços e esses “políticos” são negros. Isso reproduz o colonialismo, onde grupos de negros a serviço de seus “senhores” aterrorizavam os demais negros e brancos, considerados “antagônicos”. Os terreiros de candomblés que no passado foi a trincheira da Resistência Negra Urbana, hoje é a trincheira de políticos do poder, e lá são atropelado todos os eventos da Resistência, onde os críticos e criticas ao governo são atenuados e defenestrados, Na luta contra o Racismo, se tornou o maior Instrumento Racista, reproduzindo todas as ações negativas que antes combatia e ajudava a combater.

5- Muitos Terreiros cooptados recebem sestas básicas de alimentos, como mimos do governador, sem se preocupar que estes “mimos” podem ser adquiridos sem nenhum compromisso através da Secretaria de Ação Social, após os devidos cadastros. Esta política de ação negativa é que cristaliza o Paternalismo e alimenta a Brigada de Negros Infiéis para brindar o governo e evitar o debate das ações racistas. Os demais grupos, tipo capoeira, rap, reggae e outros pagodes, são usados contra os próprios negros em luta por: Cidadania, Emprego, Moradia, Saúde, EDUCAÇÃO, Cultura, Segurança e outros Direitos Constitucionais e Legítimos.

6-Até mesmo estes grupos manipulados pela Brigada de Negros Infiéis que venderam suas almas ao Diabo, pois quando não eram partidarizados lutavam em beneficio do Coletivo, hoje partidarizados e alugados, lutam pelos seus próprios benefícios, e é por isso que estão sempre presente nos terreiros, nos grupos musicais, nas capoeiras etc, vigiando as ações e se infiltrando nas decisões. Até esses grupos quando são atingidos pelas violências do governo, são orientados a se calarem e por isso a Mídia não dar espaços para a comunidade negra exercer seus direitos e só aqueles pautados tem espaços garantidos.

7-Por essas razões é que se torna difícil o combate ao Racismo em Sergipe. Até a nossa página na internet é atingida pelas ações da brigada Negra do PT, que leva seu terrorismo ás últimas conseqüências para calar qualquer voz que se levante contra suas ações negativas. Já por diversas vezes fui, atingido pela violência deste grupo, tanto física ( em Socorro em uma palestra, por um militante e São Cristovão num terreiro de candomblé, pelo pai de santo preto e seu comandados brancos e em ambos fui Convidado), quanto moral e psicológica.
Espero que o PT não se perpetue no Poder e nestas Eleições vão querer ganhar por WO, no tapetão com um verdadeiro festival de EBÓS. Espero que Exu seja servido e dê o troco. Tem João Alves. Valadares; Albano Franco; Almeida Lima e tantos outros para oportunizar a grande virada. Eu voto contra a Brigada de Negros Chapas Branca.