terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SEGURANÇA PÚBLICA E INSEGURANÇA NAS COMUNIDADES - UM INSULTO SOCIAL.



INSULTO A INTELIGENCIA.

Há muito se critica a presença de Policiais em órgãos públicos, de forma exclusiva. Principalmente pelo vinculo de amizade e ou relações de favores políticos que levam os policiais, civis e militares a desvios de funções e se reestruturarem nestas novas atividades em prejuízo a finalidade fins a que foram qualificados, sejam por cursos e especializações ou por praticas diuturnas.

Efetivamente que estes policiais em suas funções desviadas, recebiam suas gratificações conforme os seus mentores, gratificações essas, muita das vezes maiores que seus soldos. Essas manifestações de afastamento não lhes impediam os privilégios, de promoções e demais ações, seja cursos e aperfeiçoamento, só que não prestam serviços e até obediência a corporação, pois muitas das vezes as ordens dos seus Comandantes não foram cumpridas e passar por cima das ordens dos superiores não é bom para ninguém, mesmo que tenham Juízes, Desembargadores, Secretários, Promotores como seus protetores e que lhes favoreçam na mobilização dentro e fora da corporação.

Muito destes policiais, praticamente se criaram e cresceram nas companhias destas autoridades e nas repartições, a serviço desta ou daquela autoridade e ampliando seus conhecimentos jurisdicionais e operacionais, capazes de resolver qualquer arestas, dando inclusive opiniões as ditas autoridades.

E agora? Com o processo em andamento do retorno a Caserna. Como fica a cabeça destes policiais que muitos deles já esqueceram até os procedimentos militares, perderam o afã do policiamento, já não tem o faro, o denodo, a perspectiva do serviço, do mando, da liderança. Já não tem mais disposições físicas, psicológicas e culturais. Muito já engordaram estão fora de forma, já mudaram o sistema de vida.

Resta também salientar a questão econômica, muito já haviam incorporado as gratificações aos seus soldos, diversas dívidas foram assumidas baseadas nos orçamentos e, de repente são desembarcado de suas atuais e calmas funções, para a lida de uma atividade brusca e perigosa sem ao menos serem enviados para uma revisão psicológica, médica e técnica com um intenso treinamento táctico, estratégico físico e tecnológico para atualização da nova metodologia da pedagogia da segurança pública e até de ordem unida, hierarquia e organização.

Outra manifestação que nos comove é o acesso que oficiais vem tendo em torno de privilégio que em vez de estruturar a comunidade, a coloca em risco. O fato de ter direitos a manter viatura em sua garagem e em frente a suas casas, principalmente nas periferias, em vez de garantir a segurança da comunidade, dar poderes absolutos à malandragem que, ciente da impunidade, promovem todo tipo de crimes.
A viatura ali esta a garantir que os marginais ataquem membros da comunidade exibindo armas para lhes roubarem, acender e fumar seus lautos cigarros de maconha e crak, venderem seus produtos a grosso e a varejo.

Essas viaturas intimidam a comunidade e garantem aos traficantes o livre acesso para seus negócios lucrativos.
O fato de policiais residirem em áreas de risco, não impedem de ser policiais, não lhes dão direitos de olhar para outro lado e nem se calarem, é preciso atitudes para não repetirem o manifesto de estar Cego; Surdo e Mudos.

Esperamos que novas tendências da segurança pública sejam aplicadas para, mesmo com a liberação da Maconha e das drogas, nossa segurança seja garantida, mesmo que o oficial, o sargento e os soldados estejam de folga. A Liberdade é a Eterna Vigilância. SE OS TRAFICANTES SE INSTALAM NAS COMUNIDADES É PORQUE O ESTADO ESTA AUSENTE.

VAMOS PROFISSIONALIZAR OS NOSSOS POLICIAIS.